sexta-feira, 28 de maio de 2010

Disco da Semana

Stick Fingers (1971)



Começar esse texto dizendo que os Rolling Stones é a maior banda da história do Rock And Roll é como chover no molhado. Os coroas estão na ativa até hoje lançando discos maravilhosos, fazendo shows pelo mundo inteiro com uma energia que 99% das bandas atuais não têm. Clássicos são muitos, e eu não estou falando de musicas isoladas, estou falando de álbuns inteiros. Se tivéssemos que usar um adjetivo para qualificar a banda eu diria que completo seria o adjetivo correto.

Stick Fingers já começa com Brow Sugar, inspiradíssima canção, guitarras maravilhosas (culpe a Keith Richards por isso), característica dos Stones, refrão grudento, uma levada excitante e um belíssimo solo de saxofone fizeram desta um dos maiores clássicos da banda e do Rock And Roll.

Abra uma cerveja e entre no clima. Sway nos leva aos bares blues, que canção maravilhosa. Mick Jagger cantando muito nessa música e os solos, sim, eu disse solos a musica tem dois maravilhosos solos de guitarra que nos leva ao êxtase. Corra ainda dá tempo abra uma cerveja cara.

Toda grande banda que se preze tem uma bela balada em seu repertório. Não os Stones. Eles têm varias. Sem exageros, eu estou falando aqui de uma da musicas mais bonitas da história, Wild Horses é simplesmente linda.

As grandes canções vão se sucedendo neste álbum: Can’t you hear me knocking, You got movie, Bitch, I got the blues são canções maravilhosas cada uma dentro de seu estilo. Vale destacar aqui as intervenções dos instrumentos de sopro em Bitch e I got the blues. Ah não citar o Hammond usado nesta ultima seria um crime.

Sister Morphine vai crescendo com o tempo e se torna a grande surpresa do álbum. Belíssima canção, pode colocá-la na lista dos clássicos da banda.

Existem canções que navegam entre o rock e a balada. Dead Flowers está nessa categoria, sua levada e, seu refrão contagioso nos faz querer sair por aí cantando e dançando, na chuva ou não. Clássico aqui é pouco, classicaço. Que música cara, que musica.

Moonlight Mile é outra canção que vai ganhando corpo com o tempo, assim como Sister Morphine agrada em cheio. Jagger está dando um show aqui, alias em todo o disco.

Quando eu falei no inicio do texto sobre um adjetivo para definir os Rolling Stones, ficou uma questão martelando em minha cabeça. Será completo mais que perfeito (digo o adjetivo)?

Rolling Stones: completos, perfeitos, fantásticos, maravilhosos...Stick Fingers. Eu recomendo!


D. Fernando

Segue o vídeo da canção Wild Horses. Essa versão foi gravada no album Stripped de 1995, tão linda quanto a original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário