sábado, 1 de maio de 2010

Disco da Semana

Heartbreaker Station (1990)



O ano de 1990 foi o último degrau da escada para o Hard Rock Poser ou Hard Glam tão em voga à época. Algumas bandas vinham galgando seu espaço há um bom tempo e muitas delas conseguiram seus discos mais famosos e rentáveis entre os anos de 1988 e 1990. Nos anos seguintes o que se viu foi uma repetição de tudo o que já havia sido feito, é claro que com raríssimas exceções.

Heartbreaker Station é o melhor exemplo disso, sem dúvida o melhor disco do Cinderella, e um dos melhores discos de Hard Rock da história. A banda já nadava contra a corrente desde o seu segundo álbum, enquanto a maioria das bandas seguia uma formula musical que tendia a saturação, o Cinderella incorporava suas influencias musicais não só nas palavras de suas entrevistas, mas nas músicas de verdade. Lynyrd Skynyrd, Led Zeppelin, Aerosmith, Rolling Stones, AC DC, etc. Tudo era colocado num caldeirão musical onde o principal ingrediente era a ousadia dos caras. Misturados todos os ingredientes, tínhamos um Hard Rock setentista com uma forte pegada southern, metais, coros, harmônicas, hammond e vocais ásperos e potentes. Cortesia de Tom Keifer, vocalista, guitarrista solo e principal compositor da banda.

O álbum abre com The More Things Change, a introdução já entrega o que viria. Hard rock sulista, blues, R&B, uma sonoridade encorpada com metais, slides, etc. Algo muito pouco usado pelas bandas naqueles anos. Maravilhoso!

Musicalmente cada faixa é bem diferente uma da outra, os vocais de Tom Keifer dão o toque de personalidade que molda o som tão particular do Cinderella. Love’s Got Me Doin’ Time tem em sua base a utilização do wah wah que permeia toda a canção com maestria. Outro destaque dessa música é o solo, Tom Keifer além de ser um ótimo vocalista e compositor, manda muito bem com a guitarra. Preste atenção não só no solo, mas veja como ele e seu parceiro Jeff Labar encaixam diferentes sonoridades do instrumento com um extremo bom gosto durante a música. O que viria a ser uma tônica do disco.

Shelter Me tem lugar especial no coração deste que vos fala. Eu sou suspeito para falar dessa canção. Slides, metais, uma das melhores vocalizações de Mr. Keifer e dois solos maravilhosos: um de saxofone e outro de guitarra. Escutem e tirem suas conclusões. Ah no vídeo ainda tem a participação de ninguém menos que Little Richard. Alias esse vídeo é um show a parte.

Heartbreaker Station a musica. Uma balada maravilhosa, eu poderia colocar outros adjetivos aqui e, tenho convicção que não estaria exagerando. Pela primeira vez no disco Tom Keifer usa sua voz de forma natural (muito bonita por sinal) e em algumas partes da canção, especialmente no final ele volta com o vocal áspero de sempre, imprimindo uma dramaticidade toda especial a uma das melhores baladas do Hard Rock.

Imaginem o AC DC com Hammond e slides ao fundo. Sick For The Cure e Make Your Own Way, é por aí que a coisa caminha nessas canções. Não seria ousadia de minha parte em dizer que com essas músicas o Cinderella conseguiu dá um novo ar a formula musical dos australianos.

One For Rock And Roll e Dead Man’s Road incorporam o country e o southern rock de forma majestosa e com doses generosas de feeling tão comum a esses estilos.

A dupla Keifer e Labar mais uma vez faz a diferença em Electric Love e Love Gone Bad com riffs certeiros e sonoridades diferenciadas que fazem de suas guitarras maquinas de fabricar boas sensações ao ouvinte. Duas canções que nos remete a grandes momentos de Aerosmith e Led Zeppelin.

Winds Of Change fecha o disco com um ar introspectivo, uma balada acústica, onde Tom alterna mais uma vez vocais suaves com seu tradicional vocal áspero. Uma canção muito bonita que caiu no esquecimento dos fãs que só lembram de Heartbreaker Station.

Em suma, Tom Keifer (vocal e guitarra), Jeff Labar (guitarra), Eric Brittingham (baixo) e Fred Coury (bateria) foram uma das formações mais interessantes da história do Hard Rock. Uma banda que ousou bater de frente com os padrões musicais estabelecidos pela indústria fonográfica da época e ainda assim fazer sucesso, esse foi o Cinderella. Heartbreaker Station eu recomendo!



D. Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário