sexta-feira, 25 de junho de 2010

Disco da Semana

Semana passada foi impossível postar alguma coisa aqui no blog, pois estava muito atarefado com o trabalho e a faculdade. Nesse meu retorno, venho resenhar pela primeira vez um disco cantado em língua portuguesa.

Engenheiros do Hawaii - A Revolta dos Dândis (1987)


Quando esses gaúchos surgiram no cenário nacional em 1986 com o disco Longe Demais das Capitais e o hit Toda Forma de Poder, deram um gancho de esquerda no meu queixo. Musicalmente eles são até simples, nada demais, mas é nas letras que os Engenheiros do Hawaii pegam você de surpresa. Humberto Gessinger destila aliteraçoes, metáforas e outras figuras de linguagem com uma facilidade incrível, dando uma expressividade muito grande as suas letras.

O disco começa com A Revolta dos Dândis I, um rock and roll básico com baixo, guitarra e bateria servindo de base para uma harmônica bem sacada que dá um clima meio country, blues a canção. Alguns efeitos simulando o apito de um trem a vapor completam o clima dessa belíssima música.

Na seqüência temos Terra de Gigantes, uma bela melodia acústica, uma interpretação simples ecompetente de Humberto Gessinger, aqui uma das melhores letras da musica brasileira. Para mim a juventude vai ser eternamente uma banda numa propaganda de refrigerante.

Infinita Highway foi feita para tocar na estrada meu caro. A música vai ganhando corpo com o tempo e se torna um dos hinos estradeiros do rock no Brasil.

Refrão de Bolero é introspectiva, seu clima de bar é maravilhoso nos deixa bem a vontade para abrirmos aquela cerveja (notou que eu gosto né.) e se afogar na letra da canção. Ana seus lábios são labirintos...

Filmes de guerra, canções de amor, A revolta dos dândis II, Além dos outdoors, Vozes e Quem tem pressa não se interessa seguem o esquema instrumental na linha rock and roll básico e letras extremamente bem escritas, trechos como: Por mais que a gente grite o silencio é sempre maior (Além dos outdoors), Os dias parecem séculos, quando a gente anda em círculos, seguindo ideais ridículos de querer lutar e poder (Filmes de guerra...) davam amostras do grande letrista que surgira à época na musica brasileira.

Desde aquele dia é a mais romântica do disco, a simplicidade do instrumental só valoriza ainda mais a letra da canção. Até hoje canto o refrão constantemente: Eu só queria saber o que você foi fazer no meu caminho, eu não consigo entender, eu não consigo mais viver sozinho...

A música Guardas da Fronteira só confirma tudo o que foi dito até agora nessa resenha, ou seja, os Engenheiros do Hawaii, conheciam suas limitações musicais na época e sabiam trabalhar com os recursos que lhes eram disponíveis, apostavam muito no potencial do letrista Humberto Gessinger e honestamente cara, eles ganharam a aposta.

Amados e odiados na mesma proporção. Sempre no olho do furacão. Liricamente uma das melhores coisas que surgiram até hoje no Brasil. Engenheiros do Hawaii - A Revolta dos Dândis. Eu recomendo!


D. Fernando
 
Segue abaixo o vídeo da canção Terra de Gigantes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário