quinta-feira, 29 de julho de 2010

Um herói, um palhaço, um professor...


Um herói, um palhaço, um professor...


Vida de professor é complicada, mas também pode ser muito engraçada.

Entrei na sala por volta das 13:10 de uma terça-feira para dar aula aos meus pequenos terroristas do Ensino Fundamental I. Assim que adentro à sala de aula recebo aquele caloroso e ensurdecedor BOOOOAAAA TAAAAARRRDDDDEEEE TTTIIIIIOOOOOOO! Vocês não imaginam como isso é gratificante e aterrorizante ao mesmo tempo he he he. Sinto que fui jogado aos leões, meu Deus e agora o que eu faço? Tento seguir em frente sem mostrar o quanto aquela situação me deixa angustiado. Daí um corre e me abraça, e vem outro, e outro, e outro e daqui há pouco estou eu encostando na parede, pois não agüento tanta criança junta me abraçando e perco o equilíbrio, e é uma loucura, do nada um deles cai no chão, os outros só de pirraça caem junto e eu fico desesperado pedindo para que eles levantem e é aquela tortura, eu levanto um, o outro aproveita pula no meu pescoço, é um sufoco.

Com a situação já mais ou menos controlada, começo a aula sobre animais. Mostro algumas figuras e digo o nome dos animais em língua inglesa pedindo para eles repetirem comigo, ao mostrar a figura, eles automaticamente fazem a relação do nome ao animal e com isso o identificam mais facilmente. Faço uma brincadeira onde imito os sons dos animais e eles me dizem o nome daquele animal em Língua inglesa, é muito divertido e nessa hora eu percebo o quanto sou importante, o quanto o professor é o herói daquela garotada, o professor é o cara, o dono da situação naquele momento, é maravilhoso. Bem, como tudo tem dois lados. Há uma música do Bon Jovi que diz o seguinte: “Quando você acha que está de pé, na verdade você se encontra ajoelhado.” .

É incrível isso, quando eu estava no auge da minha glória, no êxtase da minha emoção vem o Felipe, um dos menores e um dos mais espertos também. Ele tira um óculos escuro da bolsa, coloca no rosto, se vira para mim e pergunta:

- E aí tio. Como eu estou?
- Poxa cara, tá demais viu, é o cara mais bonito do colégio.
- Tio. Posso contar um segredo para o senhor?
- Pode grande Felipe, diz aí.

Ele se aproxima com aquele óculos maior do que o rosto dele e fala baixinho:

- Tio eu sempre achei esse sapato do senhor parecido com o do Patatí!!!!

Olha eu sem graça na história.

- E é?
- É, mas nunca disse isso para ninguém não.
- Grande Felipe he he he (risada sem graça), esse é um segredo só nosso hein!!!
- Pode deixar tio.

De uma hora para outra eu passei de herói da turma (pelo menos eu achava) a palhaço Patatí. Seria trágico se não fosse cômico.

Sabe de uma coisa, tá tranqüilo. No fundo o palhaço é mesmo um herói para as crianças.



D. Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário